top of page

ACTAS DE ENCONTROS

O Cinema na Universidade: Da teoria à prática

​Em: Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Universidade da Coruña - Espanha. Volume extraordinário, número 12, 2017. eISSN: 2386-7418. 

​Pedagogia nas Artes: O que caracteriza um/a docente de Cinema? 

Em: Atas do VII Encontro Anual da AIM, 2017. Editores: Ana Balona de Oliveira, Catarina Maia e Madalena Oliveira. AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. ISBN: 978-989-98215-8-3.

Trama e Da meia-noite pró dia: Filmes UBI que tecem a história de uma indústria.

Em: Culturas em Movimento - Livro de atas do I Congresso Internacional sobre Cultura, 2016. Editores: Urbano Sidoncha e Catarina Moura. Coleção: Ars. LabCom.IFP. ISBN: 978-989-654-326-6.

O fato completo ou à procura de Alberto: Proposta de análise do documentário ficcional de Inês de Medeiros

Em: Atas do VI Encontro Anual da AIM, 2016. Editores: Paulo Cunha, Susana Viegas e Maria Guilhermina Castro. AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. ISBN: 978-989-98215-6-9.

​Mulheres-cineastas: uma estética da diferenciação nas primeiras décadas da história do cinema

Em: Atas do V Encontro Anual da AIM, 2016. Editores: Sofia Sampaio, Filipe Reis e Gonçalo Mota. AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. ISBN: 978-989-98215-4-5. 

Cinema Queer: Cenários para além da heteronormatividade

Com Alfredo Taunay. Em: Avanca / Cinema 2016. Coordenação: António Costa Valente e Rita Capucho. Edições Cine-Clube de Avanca. Depósito legal: 413132/16. ISBN: 978-989-96858-8-8.

A costa dos murmúrios: Memórias de uma Guerra Colonial pelo olhar de Lídia Jorge e Margarida Cardoso

Em: Atas do IV Encontro Anual da AIM, 2015. Editores: Daniel Ribas e Manuela Penafria. AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. ISBN: 978-989-98215-2-1.

Ser ou não ser: As identidades híbridas dos novos lusoafricanos no cinema português

Em: Avanca / Cinema 2015. Coordenação: António Costa Valente e Rita Capucho. Edições Cine-Clube de Avanca. Depósito legal: 396031/15. ISBN: 978-989-96858-6-4.

"Feminista não, eu sou é feminina": Teorias da suposta sensibilidade de um olhar minoritário no cinema português

Em: Atas do III Encontro Anual da AIM, 2014. Editores: Paulo Cunha e Sérgio Dias Branco. AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. ISBN: 978-989-98215-1-4.

Te doy mis ojos - A ousadia de romper o ciclo da violência doméstica através do Cinema

Em: Avanca / Cinema 2014. Coordenação: António Costa Valente e Rita Capucho. Edições Cine-Clube de Avanca. Depósito legal: 378644/14. ISBN: 978-989-96858-4-0.

​Margarida Cardoso, ou a revisitação de África no cinema português

Em: Anais do XVIII Encontro SOCINE, 2014. Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Brasil. ISBN: 978-85-63552-15-0.

​O fantasma do feminismo na filmografia das cineastas portuguesas: Um efeito da obra, não assumido como princípio

Em: Anais do XVII Encontro SOCINE, 2013. Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Grande Florianópolis - Brasil. ISBN: 978-85-63552-14-3.

Aparelho Voador a Baixa Altitude, ou uma das raras incursões do cinema português pela ficção científica

Em: Atas do II Encontro Anual da AIM, 2013. Editores: Tiago Baptista et al. AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. ISBN: 978-989-98215-0-7. 

O caos e a utopia no cinema de Solveig Nordlund: a ficção científica como crónica de uma morte anunciada

Em: II Congreso Internacional de Historia, Literatura y Arte en el Cine en Español y Portugués: De los orígenes a la revolución tecnológica del siglo XXI. Actas completas, 2013. Coordenação: Emma Camarero Calandria e María Marcos Ramos. Hergar Ediciones Antema. Centro de Estudios Brasileños. Universidad de Salamanca - Espanha. ISBN: 978-84-940917-3-5. 

Imagens esquecidas - os primeiros filmes feministas da História do Cinema.

Em: Avanca / Cinema 2013. Coordenação: António Costa Valente e Rita Capucho. Edições Cine-Clube de Avanca. Depósito legal: 362192/13. ISBN: 978-989-96858-3-3.

​Mulheres por detrás das câmaras: a ficção de longa-metragem, mediada por um olhar feminino

Em: Filmes Falados. Cinema em Português, V jornadas, 2013. Livros LabCom. ISBN: 978-989-654-107-1.

Travelogue e outros micro-filmes: o experimentalismo e a videoarte de Cláudia Tomaz

Em: Comunicação, representações e práticas interculturais: uma perspectiva global, 2013. Centro de Estudos Interculturais (CEI), ISCAP, Instituto Politécnico do Porto. ISBN: 978-989-98240-0-3.

Uma nova geração de cineastas portuguesas - os casos de Catarina Ruivo e Cláudia Tomaz

Em: Avanca / Cinema 2012. Coordenação: António Costa Valente e Rita Capucho. Edições Cine-Clube de Avanca. ISBN: 978-989-96858-2-6.

​As marcas de um discurso feminista no filme Daqui p’rá frente, de Catarina Ruivo

Em: Cinema em Português. IV Jornadas, 2012. Organização: Frederico Lopes. Livros LabCom. ISBN: 978-989-654-091-3.

A relação entre feminismo e cinema em Annette Kuhn: da teoria à necessidade de criação de formas alternativas de exibição.

Em: Avanca / Cinema 2011. Coordenação: António Costa Valente e Rita Capucho. Edições Cine-Clube de Avanca. ISBN: 978-989-96858-1-9.

​A representação feminina no cinema português

Em: Avanca / Cinema 2010. Coordenação: António Costa Valente e Rita Capucho. Edições Cine-Clube de Avanca. ISBN: 978-989-96858-0-2.

Cine portugués em feminino

Em: Actas II Congreso Internacional de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. Buenos Aires: 19 al 23 de octubre de 2010. ISBN: 978-987-25871-2-3 1.

Please reload

bottom of page